Fabricação do Shofar

Para mais fotos, por favor, acessar: http://www.flickr.com/photos/produtosdeisrael

Como é fabricado o Shofar - Vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=pHuvHKAUMS0



Existem cinco animais, na verdade, cujos chifres podem ser usados - carneiros, cabras, cabras das Montanhas Rochosas, gazelas, e a fonte do shofar de quase dois metros do Yêmen - os antílopes.


COMO UM CHIFRE É TRANSFORMADO NUM SHOFAR

Todos os cinco tipos de chifres casher têm algo em comum - são recheados de cartilagem. A primeira coisa que devemos fazer é remover esta cartilagem.

O primeiro passo é remover a cartilagem do interior do chifre. Para fazê-lo, a cartilagem é amaciada por intermédio de fervura. É então extraída com uma talhadeira e alicate ou então deve-se deixar o Chifre no Sol, e a catilagem apodrecerá, soltando assim do Chifre. Durante todo o tempo deve-se ter o máximo cuidado para não rachá-lo; pois se isso ocorrer, não poderá mais ser usado para a mitsvá (cumprimento) do toque do shofar.

A etapa seguinte é endireitar as curvas agudamente torcidas que um chifre de carneiro sempre possui. Para fazê-lo, o shofar é erguido sobre uma chama até que amacie. Então, é destorcido com um pouco de força. É necessário assegurar-se de que não se torcerá novamente de volta ao seu formato curvo assim que for solto, por isso um peso de metal é colocado sobre ele para que o pressione, e o mantenha no formato apropriado até que endureça.

Agora é necessário fazer uma abertura na boca, pois de que serviria um chifre sem abertura para o sopro? É aqui que nos aproximamos da etapa final: transformar algo da natureza, em um instrumento para realizar uma mitsvá.

A ponta do chifre de animais é, obviamente, fechada. O próximo passo, então, será fazer o bocal.

Um buraco é feito na ponta do shofar com uma furadeira elétrica. A ponta do shofar é colocada novamente sobre uma chama para amolecer. Então, colocando uma ferramenta de metal para dentro do buraco, pode-se alargá-lo, raspá-lo e dar-lhe um formato oval, confortável para um bocal próprio para soprar.

O trabalho pesado já terminou, e agora são dados os toques finais - polimento à mão ou à máquina, com um óleo especial.

Pronto! Eis um legítimo shofar!